Minha lista de blogs

sábado, 18 de abril de 2009

BIOGRAFIA DE ESOPO




Esopo (em grego) Aisôpos - Foi um lendário escritor grego que teria vivido na antiga Grécia. A êle se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.
Foi o maior fabulista do século VI a.C. Não se sabe ao certo o local de seu nascimento. Muitas cidades clamam para si esta honra, entre elas estão Atenas, Trácia, Frígia, Etiópia, Samos e Sardes.
É um personagem mais lendário do que histórico, pois todos os dados que temos são discutíveis. Consta que teria morrido em Delfos.
A história conta que êle teria sido um escravo muito inteligente, cujo dono ao descobrir suas fábulas o teria libertado. Depois de livre viajou pelo mundo conhecido de então passando pelo Egito, a Babilônia e o Oriente. Não existe prova concreta que que tenha escito alguma coisa. O que consta é que suas fábulas passaram de boca em boca até serem reunidas num volume escrito por Demétrio de Falera em 325 a.C.
As obras a êle atribuidas sempre sugeram normas de conduta exemplificadas pela participação de animais, de homens, deuses, plantas e outras coisas inanimadas. Seus escritos eram originais da cultura popular onde os animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, como são os homens em todos os tempos. Sua meta era mostrar, com pequenas histórias, como são os seres humanos em suas atitutes tanto para o bem como para o mal.
As fábulas reunidas que lhe são atribuidas formam um conjunto de pequenas histórias, de caráter moral e alegórico, tendo animais e plantas nos papeis principais. Essas pequenas histórias eram muito apreciadas na Atenas do século V a.C.
Nicéas Romeo Zanchett - artista plástico
http://selecaodehistoriasinfantis.blogspot.com.br
http://gotasdeculturauniversal.blogspot.com.br

29 comentários:

  1. ooiee estou com uma pesquisa sobre vc entao me manda meu orkut e : Mary_$ousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que Esopo tinha sido 1 figura importante para a atualidade, pois minha filha esta fazendo 1 trabalho sobre ele alem de estar lendo seu livro de fabulas.
    Passado refletindo no presente....

    ResponderExcluir
  3. é vcs foram muitos criativos
    poi
    tem tudo o que esopo foi
    e isso é um resumo
    mas eu fiz outro
    desse
    e todos me aplaudiram na apresentação

    ResponderExcluir
  4. É interessante e importante para a literatura infanto juvenil reunir, outros autores e titulos raramente citados, pois o que ouvimos são as mesmas histórias e autores ano após ano, são poucas as pessoas que possuem o conhecimento sobre quem foi esta ilustre figura Esopo. Admiro suas fábulas que tratam muito bem da realidade de sua época, não visionando apenas o cárater romântico e ingenuo das fábulas. Gostei.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto. Estou pesquisando pois vou começar um trabalho sobre as fabulas com os meus alunos de 8 anos (PBA3), sou detalhista e gosto d saber as origens daquilo que ensino para os meus alunos e estarei preparada para os questionamnetos que provavelmente viram...Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão detalhista e não conhece a conjugação de um verbo simples!?Parabéns professora! Os questionamentos "VIRÂO" e eu desejo sorte. Não a vc, mas sim aos seus alunos.

      Excluir
  6. MINHA PROFESSRA PEDIU PRA MIN COPIAR A biografia do esopo

    ResponderExcluir
  7. Interessante, ideias sustentável e a biodiversidade presente em suas fábulas

    ResponderExcluir
  8. minha apresentaçao foi um sucesso graças a esse blog apesar de minha colega ter torcido a mao copiando foi um sucesso obg por tudo bjs para vc que ja se foi meu caro amigo esopo

    ResponderExcluir
  9. jky6krrykijyk hehfghbgfhgfh gsfdhh gfdgdfh dalkgk,w eythh5ujrrrrwER

    ResponderExcluir
  10. minha prof pediu a biografia dele agora eu v o ver se ela gosta desse tomara!!! vlw gostei esta muito informativo a historio parabens

    ResponderExcluir
  11. eu gostei dessa biografia me ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. minha professora pedio pra eu escrever um pouco sobre ele gostei muito

    ResponderExcluir
  14. gostei munto dese cara ele é munto legal

    ResponderExcluir
  15. gostei mas tem muitos erros de português!

    ResponderExcluir
  16. vcs parece um rebanho de analfabeto vam aprender a escrever
    como vcs vao ajudar uma crinça desse jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu corrigir sua escrita "vocês parecem um rebanho de analfabetos vão aprender a escrever.como vocês vão ajudar uma criança desse jeito".E agora meu amigo Anónimo cale sua boca para falar dos outros se você também não sabe escrever.agora quime a língua _/(°°)\_

      Excluir
  17. Não bentendi coisa nenhuma com isso. Não fala sobre nada do autor , só Fala parece só do nome grego dele

    ResponderExcluir
  18. Não bentendi coisa nenhuma com isso. Não fala sobre nada do autor , só Fala parece só do nome grego dele

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Nicéas Romeo Zanchett