Minha lista de blogs

domingo, 13 de janeiro de 2013

O RATO E O REI LEÃO

                                                    O RATO E O REI  LEÃO

 Havia um leão, rei de todos os animais, que depois das suas caçadas costumava dormir à sombra de uma bela árvore. Perto dali estava a toca de um grupo de ratinhos. Eles sempre esperavam o leão dormir e então saiam para brincar entre as folhas caídas pelo chão. 
Um dia, quando o leão estava dormindo, os ratinhos saíram todos despreocupados e começarm suas brincadeiras. De repente o chefe dos ratinhos caiu sobre a cabeça do leão que logo despertou. Apavorado disse-lhe o rato: - desculpe-me majestade, não me devore e prometo que nunca mais brincaremos aqui. 
- Ora! - respondeu-lhe o leão - Imagine se vou comer um mísero rato como você, só como carne de primeira. Você só merece o meu desprezo e, portanto, não vou nem perder meu tempo. 
Vários dias se passaram até que  numa certa noite, extremamente escura, o leão, durante suas andanças pela floresta, caiu numa armadilha de caçadores. Ficou todo amarrado por cordas muito fortes. 

Por mais que se debatesse, não conseguia livrar-se da rede. 
Todos os bichos da floresta fugiram apavorados. Nenhum se atreveu a ver o que estava acontecendo com o leão, muito menos socorrê-lo. 
Perto dali estavam os ratos que ouviram aquele barulhão e, curiosos como são, foram ver o que estava acontecendo. Ao chegarem perto do leão viram que ele já estava muito cansado e esperando pelo pior destino. 
 - Pelo que vejo, disse-lhe então o rato, vossa majestade caiu numa rede de caçadores e não consegue escapar. Mas não precisa se preocupar que tudo farei para libertá-lo. Chamou seus companheiros e ordenou-lhes: - vamos roer depressa as malhas desta rede, antes que os caçadores cheguem! 
Então todos puseram-se a trabalhar febrilmente. Em poucos instantes arrebentaram toda a rede e soltaram o rei dos animais daquela armadilha. 
O leão ficou muito grato e teve uma grande lição de solidariedade.

.
Moral da história: 
Nunca  devemos desprezar alguém, por mais humilde que seja. A vida dá muitas voltas e talvez um dia venhamos a precisar exatamente da sua ajuda. 
Nicéas Romeo Zanchett
http://gotasdeculturauniversal.blogspot.com.br
 
 

22 comentários:

  1. Olá Zanchett,
    Sempre gostei muito das Fábulas de Esopo!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. É muito legal as fábulas de Esopo!!!!
    Eu adoro essas fábulas!!!!
    :)
    É muito da hora, essas fábulas!!!!
    Tchau!!!

    ResponderExcluir
  3. Essas fábulas são sempre um reflexo da vida ! Acho muito legal e acho que cada moral que tiver em cada fábula serve como uma indireta para cada pessoa !

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso! Linda mensagem. Através de fábulas e histórias, aprende-se muito, sempre.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosas suas fábulas , Parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Pse , concerteza e se aprende com as fábulas dele !

    ResponderExcluir
  7. é bem bonita suas fábulas Esopo

    ResponderExcluir
  8. adorei essa fabula do rei leão e o ratinho que ensina a ajudar o proximo a pessoa que esta ao seu lado sempre isso é amigo de verdade isso è paixão que convive um com o outro

    ResponderExcluir
  9. amei essa fábula Esopo!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa essa e chata n gostei. :( :/

    ResponderExcluir
  11. ĢŒßÞĒĮ MŲĪÞŒ ĐÆ HĮ§ÞŒŘĮÆ

    ResponderExcluir
  12. QUE PENA QUE NÃO TEM TODOS OS SINAIS DE PONTUAÇÃO

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Nicéas Romeo Zanchett